As tabuas de carnes sem dúvida são um item essencial na cozinha ou área gourmet de toda casa. Usamos tabuas para corte, tábuas de frios e queijos e também tabuas decorativas em diversos materiais diferentes.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre as tábuas de madeira, quais são as mais utilizadas e como mantê-las.
As madeiras utilizadas para fazer as tabuas, são das mais variadas como: Roxinho, Garapeira, Cabreúva, Ipê e Canjarana são algumas delas.
Há também tabuas mais raras, que são feitas com radica de madeira, muito apreciadas pelo padrão raro e exclusividade que apresentam, são alvo de muitos colecionadores e apreciadores de arte em madeira.
O acabamento na madeira também se diversificou, tradicionalmente é usado o óleo mineral com cera de abelha para criar a proteção necessária, mas há também acabamentos mais requintados, que dão a peça ainda mais exclusividade, como a resina epóxi por exemplo.
O uso da resina possibilita colorir as canaletas e fendas naturais da madeira com diversos tons de cor ou deixar natural incolor. Além de impermeabilizar completamente a madeira, fica aquele alto brilho inconfundível, reavivando e destacando cada detalhe da tábua, sem dúvida um trabalho cuidadoso e único em cada peça.
Assim como nas mesas também é possível fazer uma tabua totalmente única com objetos encapsulados, como pingentes de bichos, conchinhas, munição, grãos entre outros.
Como manter a minha tabua de madeira?
Você pode manter ela hidratada, e deixar sempre longe de fontes de calor, o óleo mineral é fácil de ser encontrado em farmácias e lojas de essências, custa em média R$ 10 (100 ml).
Aplique o óleo na tábua seguidas vezes até ficar homogêneo, com intervalos entre as camadas. Após a absorção da última camada, retire o excesso com um pano seco e limpo. Espere absorver totalmente antes de usar.
Este processo deve ser feito 1 x na semana se a tabua for utilizada todos os dias, já se usar raramente, 1 x por mês já será suficiente.
Agora, se a sua tábua está bem riscada devido ao uso frequente, você pode passar uma lixa grão 120 a 220 dependendo da madeira. Assim que terminar de lixar, tire o pó e aplique o óleo como descrito acima.
DICAS:
Colocar para secar a tábua ao sol pode criar rachaduras na madeira, o que aumenta a chance de alojamento de bactérias, então descarte essa ideia. Evite secar em forno baixo pelo mesmo motivo.
Evite a água quente, por ser impermeabilizada com óleo, a água quente pode dissolver a camada protetora, tornando a manutenção mais frequente sem motivo. Use água quente apenas quando a sujeira não sair facilmente.
Onde comprar tábua personalizadas?
Atualmente a Bio Arts Marcenaria está em produção de belas tabuas para corte e servir, você pode encomendar a sua ou verificar as peças disponíveis!